top of page
  • Foto do escritorATP Jr.

Gestão de negócios- dicas essenciais para um bom funcionamento

Não é segredo que ter uma boa gestão empresarial e de negócios é fundamental para um bom desenvolvimento no mercado. A crise financeira que vem acontecendo no país exige que os empreendedores tenham boas estratégias para manter o negócio em funcionamento, e não faltam obstáculos nessa jornada empresarial: complexidades fiscais, burocracia e falta de conhecimento são grandes problemas para quem administra um negócio.


Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas essenciais que podem ajudar na manuntenção do seu estabelecimento!




1- Avalie seu mercado, seus clientes e sua situação


Um bom conhecimento de como seu estabelecimento funciona é um ponto fundamental que deve ser avaliado. Reúna informações sobre seus clientes, como e quando eles compram, qual a tendência de consumo atualmente e como se aproveitar dela no seu negócio. Faça um estudo sobre a sua localização, para ter certeza que o modelo de negócio que você tem ou planeja ter condiz com o lugar onde ele está.

Avaliar seus concorrentes também é uma maneira de entender bem como o mercado funciona ao seu redor. Pesquise como seus concorrentes têm trabalhado e quais pontos em comum você deve tentar destacar para obter a preferência do consumidor.


2- Faça uma análise financeira completa


Se estamos no mercado, certamente é com o objetivo de ter lucro. Para garantir que isso aconteça, você precisa entender o quanto gasta e o quanto vende. Faça um estudo de todo seu estabelecimento, desde contas fixas como luz, aluguel e salário dos funcionários, até gastos que variam, como a demanda de vendas por dia ou por mês.

Guarde todas as notas fiscais, pesquise se seu fornecedor é realmente o melhor custo-benefício disponível e sempre preze pela união de preço bom e boa qualidade. Tenha controle dos seus gastos e só faça investimentos que vão gerar retorno e cabem no seu bolso.


3- Use a tecnologia a seu favor


Atualmente, com tantos meios de comunicação, ficar de fora da internet é um caminho direto para o fracasso. Invista em redes sociais voltadas para mostrar seus produtos e atrair seus clientes, afinal, o marketing é essencial para fazer com que você seja lembrado. Um feed atrativo no Instagram, posts engajados no Facebook e comunicação direta com o cliente vão conquistar um público fiel.

Se você não souber administrar redes sociais ou não sabe como aumentar sua visualização, invista em consultores de marketing para te ajudar. Outra dica é fazer um site para seu estabelecimento, com domínio próprio: não só traz um ar de seriedade como facilita o acesso dos clientes ao que você tem para oferecer.


4- Preste atenção à burocracia envolvida: você deve estar regulamentado


Independente do negócio, é necessário sempre estar em dia com suas obrigações, então fique atento aos prazos de declaração de imposto de renda, pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviço). Certifique-se de criar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na hora de registrar seu negócio. Todas essas coisas são obrigatórias, e apesar de serem um pouco complicadas de fazer, é melhor estar em dia com elas do que ter o negócio fechado.

Procure também maneiras de emitir boletos e notas fiscais para seus clientes, afinal, eles precisam ter noção do que estão comprando. Para te ajudar, separamos alguns sites para geração de boleto online:



Algumas dessas plataformas podem cobrar pequenas taxas para geração dos boletos, mas é um valor justo, e como já recomendamos por aqui, será um investimento útil e com bom retorno para você e seu estabelecimento.


5- Contrate serviços de consultoria para seu negócio


Se você já estiver em dia com todas as contas e obrigações, se já tem certeza que seu negócio tem tudo pra dar certo, só falta melhorá-lo! Uma maneira eficaz de saber em que e como seu negócio pode crescer mais é contratar consultores na área do seu produto. A consultoria vai mostrar os seus pontos fortes e em quais você deve melhorar, além de oferecer uma orientação feita especialmente para o seu estabelecimento, o que certamente vai fazer você se destacar frente aos concorrentes.

E se você acha que uma consultoria é cara demais, considere contratar Empresas Juniores (EJ's)! Além de serem modernas e oferecerem soluções eficientes, as EJ's cobram um preço bem abaixo do mercado, por não terem fins lucrativos.

O que faz com que um negócio seja bem-sucedido é a maneira como ele é administrado, e o quanto você está disposto a fazer para que ele seja aquilo que seu cliente precisa, então não tenha medo de investir e tentar melhorar. Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário ou entre em contato conosco para contratar nossos serviços!



Texto por: Isadora Martinazzo











18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page