
Você sabia que além de nutrir o solo você pode ajudar a sociedade fazendo compostagem?
A compostagem em si, nada mais é do que um processo de produção de composto fertilizante(húmus), que é feito através da decomposição natural na presença de oxigênio e com o auxílio de microrganismos da matéria orgânica como restos de comida, folhas de árvores, restos de poda, entre outros.
Qual a importância de se fazer compostagem?
No Brasil apenas 1% do lixo orgânico é reaproveitado, levando em conta que produzimos cerca de 37 milhões de toneladas de lixo orgânico por ano. Como consequência, o grande número de aterros sanitários e lixões a céu aberto cresce a cada dia.
Segue abaixo exemplos de impactos ambientais causados pelos lixões:
· Poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume;
· Proliferação de vetores de doenças (mosquitos, baratas e ratos, etc.);
· Geração de maus odores.
Para combater esses males que nós mesmos criamos temos como aliada a compostagem.

Fazer compostagem é muito simples, ela pode ser feita em qualquer lugar. É necessário apenas um recipiente, o tamanho é proporcional a quantidade de lixo orgânico que será utilizado, e por fim serragem ou folha seca. Para completar a compostagem basta colocar o lixo orgânico no recipiente criando uma camada uniforme e depois cobri-lo por completo com uma camada generosa de folha seca, fazendo pequenos furos para que o oxigênio penetre no lixo. O processo demora em torno de 4 meses para ficar pronto.
Depois do tempo aguardado, basta nutrir o solo misturando o húmus com a terra, e por fim é só plantar. Além de nutrir o solo a compostagem tem diversos benefícios, que podemos ver listadas abaixo:
· Diminui cerca de 50% do lixo descartado por uma família;
· Reduz o acúmulo de resíduos nos lixões e nos aterros;
· Durante o processo é formado apenas gás carbônico, água e biomassa, diferente do lixão ou aterro que formaria gases muito mais poluentes, como o metano;
· Diminui os gastos com o transporte e armazenamento do lixo;
· Melhoria da aeração do solo e diminuição da erosão.
Podemos concluir então, que a compostagem tem o poder de não só mudar o nosso dia a dia individual, mas também uma sociedade inteira.
Comments